quinta-feira , julho 27 2017

Como funciona o Enem

Como funciona o Enem? Se quer entender como funciona esse exame que preocupa muitos jovens no Brasil é só continuar lendo este post para conhecer e entender melhor.

O QUE É O ENEM?

O exame nacional do ensino médio, mais conhecido como Enem, foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, mas acabou se tornando o maior vestibular do país. Isso porque sua nota passou a ser usada como critério de seleção em importantes iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso ao ensino superior, além de servir até para substituir o vestibular tradicional ou como conclusão do ensino médio.

O Enem não é uma exclusividade de estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio. Como o Exame não tem limite de idade, qualquer pessoa pode participar. Basta se inscrever, pagar a taxa (caso não seja isento), comparecer ao local indicado no dia da prova e encarar o desafio de dois dias de prova, incluindo redação.

COMO FUNCIONA O ENEM?

O Enem acontece em um final de semana, nos dois dias seguidos (sábado e domingo), entre as últimas semanas de outubro e as primeiras de novembro.

Diferentemente das matérias da escola a que estamos acostumados, o Enem foi organizado em quatro áreas do conhecimento, que são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes)
  • Matemática e suas Tecnologias

Cada uma dessas quatro áreas tem 45 questões, totalizando 180. As questões do Enem são objetivas, de assinalar, com cinco alternativas: A, B, C, D e E.

Além dessas 180 questões objetivas que o aluno deve enfrentar, o Enem também possui uma redação que é feita no segundo dia de prova e deve ser do tipo dissertativa-argumentativa. Nesse estilo de texto, o participante precisa ler uma série de “textos motivadores” que é dado a ele para entender o tema solicitado. Em seguida, deve escrever cerca de 30 linhas, em prosa, expressando seu ponto de vista sobre o tema (sua tese), defendendo sua opinião por meio de argumentos concretos e bem embasados, apresentando, por fim, uma solução para a questão que respeite os Direitos Humanos. Lembrando que o tema da redação do Enem é surpresa até a hora da prova.

A prova do Enem fornece cinco notas, uma para cada área de conhecimento e mais uma para a redação. Para o cálculo das notas das quatro áreas é usada a metodologia TRI. A nota de redação segue o sistema tradicional: a nota varia de 0 a 1000.

Como funciona o Enem
5 (100%) 2 votes

Check Also

Como funciona a Netflix

Como funciona a Netflix? Se você quer entender melhor como funciona a Netflix, que é ...