quinta-feira , julho 27 2017

Como funciona o prouni

Quer entender como funciona o prouni? Bom, neste post espero tirar suas dúvidas sobre o prouni e poder ajudá-lo em relação ao assunto.

O QUE É O PROUNI?

O Programa Universidade para Todos  (ProUni) é uma iniciativa do governo Brasileiro que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.

Para muitos, o ProUni é a única oportunidade de fazer uma graduação para um diploma de nível superior e assim poder competir no mercado de trabalho.

Dependendo da renda do candidato o tipo de bolsa muda. O Prouni oferece dois tipos de bolsa, que são:

  • Bolsas integrais: são de 100%, cobrindo o valor total das mensalidades. Ou seja, o aluno não paga nada para estudar na faculdade particular. Esse tipo de bolsa é reservado para quem tem renda familiar mensal de até um salário e meio por pessoa.
  • Bolsas parciais: são de 50%, cobrindo a metade do valor das mensalidades. A outra metade deve ser paga pelo estudante, que pode conciliar a bolsa parcial com o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal, o FIES (é preciso atender alguns requisitos para usar os dois benefícios juntos). Esse tipo de bolsa é para quem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Como no sisu, o Prouni utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como pré requisito para fazer a inscrição e concorrer a uma vaga em uma universidade particular.

COMO FUNCIONA O PROUNI?

Enquanto as inscrições estiverem abertas, você pode entrar no sistema quantas vezes quiser para consultar as notas de corte e modificar suas opções de curso, se quiser. A nota de corte é a menor nota possível para conseguir uma vaga do ProUni em determinado curso, turno, faculdade e modalidade de concorrência. Funciona exatamente como o sisu e é bem simples acompanhar o processo.

Quando o prazo das inscrições é encerrado, o sistema do ProUni faz o cálculo e seleciona os candidatos com as melhores notas do Enem concorrendo a uma mesma vaga. O resultado sai em poucos dias após a inscrição.

O candidato selecionado pelo ProUni tem alguns dias para fazer sua matrícula na faculdade, levando toda a documentação necessária. Quem não faz a matrícula, perde a vaga e apaga dando espaço para outro candidato. São pelo menos duas chamadas e, caso as vagas não sejam todas preenchidas, o ProUni abre um processo de “Bolsas Remanescentes”. Dessa forma, se você não passar na primeira ou segunda chamada, ainda pode ter uma chance de conseguir a bolsa.

E é isso, agora você já pode começar a se preparar para tentar sua vaga no Prouni.

Como funciona o prouni
Rate this post

Check Also

Como funciona o Enem

Como funciona o Enem? Se quer entender como funciona esse exame que preocupa muitos jovens ...