Como funciona o Sisu

Como funciona o Sisu? Se você tem interesse em entender como funciona o Sisu está no lugar certo. Neste post entenda tudo sobre o Sisu e como participar do mesmo. Espero que este post esclareça suas dúvidas e curiosidades.

O QUE É O SISU?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior através de uma seleção feita pelo site do sisu. Neste ano, participaram do Sisu 131 instituições de ensino superior, entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, totalizando 238 mil vagas.

Todo semestre, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições para vagas em universidades públicas. O processo do Sisu é bem simples e usa a nota do Enem para classificar os candidatos, que não precisam fazer o vestibular tradicional, apenas a nota do enem é utilizada na seleção.

Para quem não pode pagar uma faculdade particular, ou que não conseguiu uma bolsa, o sisu é a melhor opção pois através dele você concorre a vagas em diversas universidades públicas e federais do Brasil.

COMO FUNCIONA O SISU?

O candidato terá apenas uma etapa de inscrição. Nesse período ele poderá se inscrever, por ordem de preferência, em ate duas opções, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Durante o período, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Mas, atenção! Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, o Sisu selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem. Os candidatos que não conseguirem ingressar em nenhuma universidade com sua nota de corte poderá ir para a segunda chamada e tentar novamente, mas isso irá depender da desistência de outros candidatos que conseguiram a vaga.

É bom ficar esperto em relação a notas de corte, pois algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição e poderá ser vista também na hora de selecionar o curso e a universidade desejada.

É importante ressaltar também que algumas instituições participantes do sisu disponibilizam parte de suas vagas para as políticas afirmativas (afrodescendentes indígenas, egressos de escola pública etc). Quem optar por concorrer a cotas, concorrerá apenas com candidatos que fizeram a mesma opção e deverá comprovar isso na hora de fazer a inscrição na universidade onde conseguir a vaga.

Agora você está ciente de como funciona o Sisu, espero que suas dúvidas tenham sido esclarecidas. Até a próxima.

Como funciona o Sisu
5 (100%) 1 vote

About Isaac Alves de Souza

Check Also

Como funciona o Enem

Como funciona o Enem? Se quer entender como funciona esse exame que preocupa muitos jovens ...

Deixe uma resposta